English Version
     > Home > Britcham News

Fevereiro 2019
DPC lança série de vídeos sobre o eSocial

O eSocial já é realidade para uma boa parcela de empresas do país, mas continua gerando dúvidas pontuais sobre determinados assuntos. Por isso, o especialista Leonardo Bezerra, gerente das áreas Trabalhista e Previdenciária da Domingues e Pinho Contadores, esclarece as principais dúvidas e dificuldades das empresas em uma série de quatro vídeos.


No 1º vídeo da série sobre o eSocial, Leonardo esclarece do que se trata essa nova obrigação e os grupos e fases do cronograma de implantação. 
“O eSocial centraliza todas estas informações em um único ambiente, para que os órgãos governamentais possam extrair cada informação necessária. Isso aumenta sensivelmente o nível de detalhe de cada informação, se comparado ao modelo anterior, quando os empregadores estavam obrigados a prestar informações sobre um mesmo fato através de múltiplas declarações”.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=LsymrsEFQAk

 

No 2º vídeo, Leonardo Bezerra aborda como funciona o trâmite de admissão e demissão de pessoal, destacando a necessidade do processo de qualificação cadastral na admissão e os eventos específicos relacionados à rescisão de contrato. Clique aqui e assista.
“Antes do envio do evento de contratação do trabalhador ao eSocial, é necessário consultar a qualificação cadastral. Considerando que divergências poderão ser encontradas e impossibilitam a transmissão de qualquer outro evento ao eSocial, é necessário que o empregador trabalhe com prazos maiores na contratação de trabalhadores, de forma que eventuais divergências possam ser solucionadas antes do prazo final para envio do evento de contratação”.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=OPrjz8k5kUM


O 3º vídeo da série traz informações sobre o evento S-2230, que registra todos os afastamentos temporários. No vídeo, o gerente esclarece quais afastamentos devem ser declarados ao eSocial e quais informações deverão ser prestadas. Clica aqui e assista.
“É extremamente importante que o empregador conscientize e oriente seus trabalhadores sobre esta nova obrigação, e que a cada afastamento a ocorrência seja imediatamente compartilhada com o RH. Somente assim, será possível atender a esta nova obrigação”.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=dPck53BB85M


O último vídeo da série sobre o eSocial, Leonardo explica os aspectos legais promovidos pela reforma trabalhista em relação ao banco de horas e também sobre os aspectos práticos relacionados ao eSocial. Clique aqui e assista.
“Antes da reforma o banco de horas somente poderia ser formalizado com a participação do sindicato. Com as novas regras, o banco de horas pode ser ajustado diretamente com o empregado, sem a obrigatoriedade da participação do sindicato, e deve ser limitado a um período máximo de seis meses e formalizado sempre de forma expressa, ou seja, por escrito”.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=kqUJ0NXy3ow

Contato:

Juliana Farias
julianafarias@dpc.com.br
www.dpc.com.br