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3 de julho de 2018
Terceirização traz melhorias para a gestão de RH, por Domingues e Pinho Contadores

Atuar pelo desenvolvimento das pessoas, para a motivação, retenção de talentos e engajamento em torno dos objetivos do negócio passaram a ser tarefas essenciais do setor de Recursos Humanos, que cada vez mais, vem alcançando o reconhecimento como área estratégica para as organizações.
No entanto, em muitos casos, o RH ainda se vê envolvido com atividades operacionais e rotineiras, necessárias para a empresa, mas que representam um entrave para que a área possa assumir o esperado papel de contribuir estrategicamente para o alcance de resultados.
Para otimizar a performance da área, a terceirização de algumas atribuições vem ganhando espaço no mercado, como o recrutamento e seleção de novos funcionários, avaliações de desempenho e capacitação.
Ao optar por terceirizar tarefas como essas, a empresa consegue manter o foco em seu core business, reduzindo custos, aumentando a produtividade e contando com o trabalho de especialistas atualizados em relação às melhores práticas do mercado.
A solução também representa uma boa opção para multinacionais que ainda não tenham intimidade com a cultura e o perfil do profissional brasileiro, bem como dos aspectos trabalhistas do país.

Terceirizando a busca por novos talentos
Selecionar talentos alinhados com os valores de uma instituição é o ponto fundamental. Encontrar os profissionais certos com as habilidades certas é essencial para qualquer negócio. Para isso, é importante que o processo promova uma avaliação global, a partir da análise das competências técnicas e de aspectos comportamentais. Eleger o candidato ideal para uma vaga requer investimento de tempo e um estudo minucioso, processo que exige a dedicação de um especialista.
Ao contar com uma empresa especializada, capaz de aplicar uma metodologia assertiva nessa busca, o recrutamento se torna mais ágil e objetivo. Uma seleção que não se adeque à busca pode levar a uma demissão prematura, o que gera novos custos, além de impactar o setor onde aquele profissional estava alocado.

Medir o desempenho para desenvolver
Também vem ganhando espaço a busca externa por soluções para avaliar e desenvolver seu capital humano. Através da avaliação de desempenho periódica é possível identificar potencialidades e competências que os colaboradores precisam desenvolver, bem como valorizar seu talento e desempenho.
Cabe à empresa contratante elaborar um planejamento de metas e traçar suas expectativas e objetivos em relação ao serviço. À contratada, cabe um mapeamento da cultura da organização que será avaliada, de modo a compreender seu modelo de gestão e cultura. A partir daí, a terceirizada pode aplicar as ferramentas necessárias e mais adequadas ao negócio em questão para medir o desenvolvimento de cada funcionário no cargo.

Capacitar é valorizar
O trabalho não se esgota ao encontrar o perfil ideal para a empresa. Reter este talento é essencial. Certamente, o RH interno vai atuar para motivar este colaborador, mas também é possível contar com serviços terceirizados para a capacitação, estratégia que quando bem planejada contribui para que o funcionário se sinta valorizado pela empresa.
Desenvolver cursos adequados aos diferentes níveis hierárquicos, que promovam habilidades como autoconhecimento, liderança e comunicação é um ótimo caminho para o aperfeiçoamento individual, melhoria do ambiente organizacional e para a retenção de profissionais.

Buscar o parceiro ideal para o melhor resultado
Terceirizar atividades como as listadas acima pode representar vantagens para as empresas no que diz respeito à redução de custos e otimização de processos internos, garantindo mais fôlego ao RH interno para focar no que é mais estratégico.
Mas, ao optar por buscar um parceiro para a tarefa, alguns cuidados são fundamentais. É preciso avaliar a empresa a quem confiar a missão, verificando a expertise que tem na área, a sua carteira de clientes, a equipe que estará diretamente envolvida com a prestação destes serviços e as ferramentas que serão utilizadas.
A Domingues e Pinho Contadores atua há mais de 15 anos oferecendo serviços de gestão de pessoas, com foco no desenvolvimento de processos chaves pertinentes à área, atuando em conjunto com o cliente do diagnóstico ao acompanhamento dos resultados.
Por meio do serviço DPC Solução de Talentos são implementadas práticas eficazes e atualizadas para recrutamento e seleção, avaliações de desempenho e capacitação nas mais diversas áreas. Estes serviços nutrem o cliente de informações e recursos que permitirão mais eficiência em seus processos e melhor gestão e aproveitamento do seu capital humano.

Mais: http://dpc.com.br/terceirizacao-traz-melhorias-para-a-gestao-de-rh/