English Version
     > Home > Brasil/UK na mídia

UK Trade and Investment une GlaxoSmithKline e Fiocruz na produção de vacinas (21/08/2009)

A empresa britânica GlaxoSmithKline assinou um acordo no dia 17 de agosto, com a Fundação Oswaldo Cruz, para a pesquisa e produção de vacinas, entre elas um novo agente de combate à bactéria pneumococo, causadora da pneumonia, meningite bacteriana e algumas manifestações de sinusite e bronquite.  O desenvolvimento desta nova vacina pediátrica é fruto de intensa negociação entre a Fiocruz e a GSK, com a colaboração do setor de Ciências de Saúde e Vida do UK Trade and Investment.

No Brasil, o pneumococo é responsável por aproximadamente 1.500 casos de meningite bacteriana por ano, e dezenas de milhares de internações hospitalares relacionadas à pneumonia. Com a nova vacina no calendário do Ministério da Saúde, espera-se uma redução de pelo menos 1500 óbitos infantis por ano no país.

Mas o termo de cooperação assinado nesta segunda-feira é ainda mais ambicioso: através de investimentos da ordem de 35 milhões de euros ao longo de cinco anos, a GSK e a Fiocruz trabalharão em regime de intercâmbio para o desenvolvimento de novas vacinas contra a dengue, febre amarela e malária.

O Cônsul Geral Britânico no Rio de Janeiro, Tim Flear, acompanhou a cerimônia de assinatura do acordo.