English Version
     > Home > Brasil/UK na mídia

Enviado especial do Primeiro-Ministro britânico visitou o Brasil

Jack McConnell, Representante Especial do Primeiro Ministro Britânico, Gordon Brown, para Mecanismos de Resolução de Conflitos e Construção da Paz, chegou ao Brasil dia 13, para discutir as experiências brasileiras na busca da resolução de conflitos e identificar áreas para ampliação da colaboração nos esforços para manutenção da paz. O Reino Unido acredita que o Brasil tem desmonstrado sério comprometimento com os esforços internacionais de manutenção e construção da paz, sendo parceiro estratégico nas Operações de Manutenção da Paz das Nações Unidas, especialmente no Haiti. Mais recentemente, o país também liderou uma estratégia de construção da paz na Guiné Bissau, a qual será revisada em 2010.

O programa de visita tem duração de quatro dias e inclui as cidades de Brasília e Rio de Janeiro. Nos dias 13 e 14, na capital federal, o enviado especial tem encontro agendado com o chanceler Celso Amorim no Palácio do Itamaraty e almoço com o senador Eduardo Azeredo, presidente da Comissão de Defesa Nacional e Relações Internacionais. À tarde, o enviado reúne-se  no Ministério da Defesa com o general Gerson Menandro, do Departamento de Missões de Paz e na Presidência com o Assessor Especial do Presidente, Marco Aurélio Garcia. Na quarta-feira, dia 15, já no Rio de Janeiro, Jack McConnell participa de mesa-redonda com acadêmicos da Universidade Cândido Mendes e visita a ONG Viva Rio no morro do Cantagalo.
O Primeiro-Ministro, Gordon Brown, nomeou Jack McConnell como seu Representante Especial para Mecanismos de Resolução de Conflitos em outubro de 2008. Neste papel, sua função é viabilizar a melhoria dos mecanismos internacionais para a resolução de conflitos.

O Reino Unido acredita que o fortalecimento do sistema internacional não pode ser alcançado por um país isoladamente. Deve haver consenso e vontade de todos para obter sucesso. É vital o diálogo entre os Estados, as organizações regionais, as instituições internacionais, as organizações não-governamentais e a sociedade sobre a necessidade de reforma das instituições internacionais e os desafios que devem ser enfrentados. Jack McConnell representa o Primeiro-Ministro na promoção deste diálogo, particularmente na melhoria dos esforços para construção da paz.