English Version
     > Home > Brasil/UK na mídia

O Príncipe de Gales e a Duquesa da Cornuália visitam o Brasil

Fonte: Consulado Geral Britânico

Durante o mês de março de 2009, o Brasil teve o prazer de receber a visita oficial do Príncipe de Gales e da Duquesa da Cornuália. O Príncipe e a Duquesa passaram cinco dias no país, e visitaram Brasília (11 de março), Rio de Janeiro (dia 12) e Manaus (dia 13). O Príncipe de Gales também visitou Santarém no dia 14 de março.

A visita teve como foco a questão das mudanças climáticas, uma das principais prioridades internacionais do Governo do Reino Unido. A sustentabilidade e a proteção do meio ambiente foram temas centrais da visita, refletindo o interesse de longa data do Príncipe de Gales nessas áreas. Com tal objetivo, o Príncipe promoveu uma reunião de líderes empresariais brasileiros e britânicos para aproveitar a experiência da comunidade de negócios no combate às mudanças climáticas.

Oportunidades para jovens e empreendedorismo juvenil também foram temas da visita. Esses são assuntos de grande interesse do Príncipe, que conduz diversos projetos nessa área no Reino Unido. Em termos mais gerais, a visita objetiva fortalecer as relações entre o Brasil e o Reino Unido, refletindo a importância que o Governo britânico atribui a esse importante parceiro regional nas áreas política e comercial.

No dia 12 de março, o Príncipe Charles fez seu único discurso durante a visita, para uma audiência de aproximadamente 150 empresários no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. O título do discurso foi "Menos de 100 Meses para Agir", uma reflexão sobre a necessidade de tomar ações urgentes para combater a mudança climática. A principal mensagem foi a necessidade urgente de que o setor empresarial participasse destes esforços.

"Estou muito feliz com a visita de Suas Altezas Reais ao Brasil. As mudanças climáticas são uma das mais altas prioridades do Governo britânico e constituem parte central de nossa política externa. O Reino Unido e o Brasil são considerados parceiros naturais em questões relacionadas ao clima. Compartilhamos os mesmos valores e trabalhamos em conjunto no combate a esse problema global. A visita do Príncipe ajudará a fortalecer ainda mais essa parceria". - comentou Alan Charlton, CMG, CVO, Embaixador Britânico no Brasil.

O site oficial do Príncipe de Gales é www.princeofwales.gov.uk.